terça-feira, 24 de julho de 2012
Como Atravessar Terrenos de Areia
Para atravessar terrenos arenosos, engate as rodas-livres, a tração 4x4 e a reduzida, sempre antes de enfrentar o trecho. A marcha ideal depende muito do tipo de areia que terá pela frente, mas invariavelmente a segunda, terceira ou quarta reduzida resolvem o problema.
Em certos casos até a primeira marcha normal poderá ser tentada, mas a vantagem da reduzida é que você pode colocar uma marcha mais forte se precisar, enquanto que a primeira marcha normal certamente não lhe dará essa margem, e você terá que parar para engatar, então, a alavanca para reduzida.
A experiência irá lhe mostrar a melhor solução para cada local. Outro artifício importante é a diminuição da calibragem dos pneu.
Ao entrar no trecho segure o volante com firmeza e entre com determinação, mantendo a aceleração alta e constante. Uma vez iniciado o deslocamento, procure não frear bruscamente quando precisar parar. Freie com suavidade ou tire o pé do acelerador e desengate a marcha, deixando que a resistência do terreno segure o troller. Se você frear com violência o travamento das rodas provocará o acúmulo de areia na frente de todos os pneus, que terão dificuldade em subir esses pequenos montes para seguir adiante.
Procure ver sempre mais adiante na trilha, já que você irá encontrar rapidamente mudanças de terreno como um aclive mais acentuado ou o final brusco de uma duna, onde será exigida mais aceleração, ou o alívio do pé no acelerador, respectivamente.
Se atolar, tente primeiro mover o veículo com uma arrancada suave, se precisar dê uma ligeira marcha à ré e em seguida engate uma segunda reduzida. Faça isso com destreza, até criar um suave balanço ou “momentum” como é mais conhecido, que embalará o troller por cima da areia fofa iniciando o movimento para sair do buraco. Quando sentir que pode sair, use a segunda marcha e siga adiante.
Se você encalhar alivie o peso do veículo e comece a cavar em frente ou atrás de todas as rodas, dependendo que direção você decidiu tomar - se adiante ou de ré.
Saiba, entretanto, que sair de ré será mais fácil. Retire a areia que está travando diferenciais e chassi. Faça uma rampa suave para que os pneus iniciem o deslocamento.
Se tiver água em abundância por perto, como na praia, por exemplo, molhe a areia logo à frente ou atrás das rodas, de acordo com a direção que você decidiu seguir, que isso irá compactá-la e facilitará a operação. Só tome cuidado para que a água salgada não entre em contato com as partes mecânicas e com a carroceria.
Feito tudo isso é hora de dar a partida no motor e engatar a segunda marcha reduzida. Acelere suavemente e as pessoas que puderem ajudar, devem empurrar o veículo sem balançá-lo para os lados, sob o risco de fazer os pneus cavarem a areia, afundando o veículo novamente. Se conseguir sair não pare até encontrar terreno firme, do contrário é hora de começar tudo de novo.
Esta pronto para atravessar um terreno arenoso?
Esperamos que voce tenha gostado,até a proxima!
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