terça-feira, 24 de julho de 2012

A Roda-Livre


No troller, a tração dianteira só entra em operação quando é feita a conexão das rodas dianteiras com os semi-eixos, isto é realizado através das rodas-livres. Uma vez acionadas, elas conectam as rodas dianteiras com a transmissão, auxiliando então as rodas traseiras a tracionarem o veículo.

Quando as rodas dianteiras estão desconectadas, elas giram livres e sem contato mecânico com a transmissão evitando o desgaste. Mas após o acionamento das rodas-livres, o condutor ainda precisa acionar o controle elétrico, dentro do veículo para que todo o conjunto entre em funcionamento. A roda-livre pode ser de acionamento manual ou automático (não equipada no troller).

Roda-livre manual

No centro de cada uma das rodas dianteiras há uma chaveta na roda-livre, e nela uma inscrição que sinaliza 4x2 e 4x4.Para ligar as rodas-livres, estacione, saia do veículo e gire as chavetas no sentido horário e para desligá-las basta girar no sentido anti-horário. O acionamento não deve ser muito pesado a ponto de se precisar de um alicate para girar a chaveta, e nem muito folgado a ponto de girar apenas com um dedo. Faça a revisão regular das rodas-livres de seu troller.

Em uma trilha, é previsível que uma ou outra roda-livre se desligue sozinha, quando um galho de árvore ou uma pedra trava rapidamente a chaveta fazendo-a girar durante o deslocamento. Se perceber que o veículo perdeu a tração dianteira, pare e inspecione as duas rodas-livres.

Como citado acima, é necessário ainda que o comando elétrico de tração 4x4 seja acionado para que o conjunto entre em operação. Sem isso, todo o sistema dianteiro não receberá torque do motor, ou seja, as rodas dianteiras não ajudarão o veículo a se locomover. Verifique como é em seu troller e familiarize-se com os comandos.

Roda-livre automática (NÃO EQUIPADA NO TROLLER!)

Sistema que dispensa, na operação, a saída do condutor para fora do veículo. Existem basicamente dois sistemas de engate automático das rodas dianteiras, o acionamento mecânico por alavanca e o elétrico. Ambos sistemas acoplam as rodas dianteiras aos semi-eixos mediante acionamento hidráulico, a vácuo, com motores ou solenóides. Existe também o acionamento automático independente, que detecta a necessidade de tração nas quatro rodas acionando o sistema sem intervenção do condutor.

Em alguns modelos como o Mitsubishi Pajero, o Jeep Cherokee, e a Nissan Frontier, o engate pode ser feito em pleno movimento, recurso denominado “Shifting-on-the-Fly”.

Para desengatar a tração 4x4, completamente,o controle elétrico em 4x2 e não se esqueça de desligar também as rodas-livres. Tanto faz a seqüência de operação, se primeiro as rodas-livres e depois a alavanca interna, ou vice-versa.

Agora você entendeu como funciona a roda-livre?
Esperamos que voce tenha gostado,até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário