A capacidade de vencer fortes inclinações laterais é uma das características mais importantes em um utilitário fora de estrada. A abordagem errada de um trecho muito inclinado poderá causar o tombamento do veículo. Isso acontece porque após determinado grau de inclinação o centro de gravidade do veículo passa a estar fora do espaço formado pelos pontos de apoios dos pneus, ou seja, não há mais condição de equilibrio estável.
Se não houver outra alternativa a não ser cruzar o trecho inclinado, faça uma inspeção a pé e observe com atenção duas possíveis situações: na primeira veja se na parte de cima existe algum objeto ou elevação maior do que o limite que seu veículo pode enfrentar. Em caso afirmativo, ele terá uma inclinação acima do tolerável neste ponto, podendo tombar para o lado.
Na segunda situação, inspecione a parte debaixo, que poderá esconder um buraco ou valeta mais funda, fazendo novamente o veículo ficar em situação crítica. Se sentir dificuldades, cave uma canaleta no lado de cima, por onde os pneus terão mais apoio para vencer a inclinação.
Observe também as condições de aderência e o vento, se o veículo escorregar lateralmente e parar de forma brusca poderá capotar mesmo que a inclinação esteja abaixo do limite para o veículo, devido a inércia. Como os veículos Off Road são altos, estão sujeitos também a força do vento, que na direção errada pode contribuir para um acidente.
Entre na inclinação com 4×4, reduzida. Se tiver blocante nos diferenciais, acione somente o traseiro, pois se bloquear o dianteiro terá dificuldade para esterçar o volante quando precisar. Uma vez iniciado o deslocamento, não pare até sentir que existe terreno firme para retomar o equilíbrio e parar com segurança.
Ter a sensação de que se está tombando de lado, na maioria das vezes, pode significar apenas a suspensão se acomodando. Caso sinta que o veículo vai tombar, esterce rapidamente o volante para que os pneus fiquem no sentido da descida e acelere com determinação.Apesar de parecer instintivo, nunca realize manobras rápidas para cima.
Dependendo da intensidade da inclinação, ele não vira e tem o seu rumo corrigido, mas se realmente virar, ele o fará devagar dificilmente tombando com violência. Com um pouco de trabalho você o coloca em pé novamente.
O baricentro ou CG de um veículo, seja 4×4 ou não, irá variar para pior toda vez que alterações em sua estrutura forem feitas, como aumentar o curso da suspensão, trocar os pneus originais por pneus mais altos ou instalar o bagageiro e colocar peso excessivo sobre ele. Se precisar fazer isso, aprenda as novas reações do veículo e saiba que o comportamento vai mudar muito. Os bagageiros devem transportar apenas cargas volumosas e de pouco peso.
Você pode instalar no painel do seu 4×4 um acessório conhecido como ‘inclinômetro’, que mostra as inclinações do terreno em aclives, declives e inclinações laterais. Existem modelos avulsos vendidos no mercado especializado, mas cuidado, ele só irá mostrar a inclinação após o veículo se inclinar, não corrige uma avaliação mal feita.
Atacar inclinações laterais acentuadas exige perícia e treinamento, somente enfrente estas situações se você se sentir seguro e preparado, caso contrário, procure uma rota alternativa.
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